quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vintage #11

O meu avô.

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

A uma semana de mais um aniversário

Vou escrever aqui algo que há muito queria escrever... Porque o tempo pode amenizar a dor, mas não ameniza as saudades crescentes que vamos sentindo com o passar desse mesmo tempo.

O meu avô era vidreiro. Profissão dura, que exigia muito dele. Recentemente, após anos da casa dele estar fechada e após decisão de a vender, fomos buscar as coisas que lá permaneciam há 14 anos. Lá estavam guardadas uma medalha de mérito por bom desempenho, a medalha de ouro dos 25 anos de bom serviço à companhia. Os medicamentos intactos, as coisas que reconheço de tantos dias passados naquela casa.

O meu avô era uma pessoa especial. Nos 12 anos que a vida me proporcionou a sua companhia nunca o vi realmente zangado. Recordo quando nos deixava fazer festas nos coelhinhos recém-nascidos, soltava os pintainhos para andarmos a correr atrás deles, deixava que brincássemos na horta que mantinha cuidadosamente, especialmente a erva-cidreira, o chá preferido e que fazia sempre. As vésperas de Natal eram passadas num anexo da casa da minha tia, onde a minha avó preparava as filhoses de abóbora. Ainda hoje consigo sentir o cheiro e o gosto. Nenhumas serão alguma vez iguais. Enquanto a avó preparava a ceia, ele deixava-nos ir espreitar a massa que levedava por baixo dos cobertores, sem a avó saber. Não sabia ler nem escrever, então fazia bonecos para nos manter entretidas. Um dia eu disse que o ia ensinar a ler mas a vida não me deu esse privilégio.

Os meus pais trabalhavam e saiam muito cedo. Então logo de madrugada, lá íamos de uma casa para a outra, embrulhadas nos nossos cobertores, cada uma ao colo de um deles. O meu cobertor azul, o cobertor do xadrez da minha irmã.

O meu avô partiu de maneira inesperada e cedo demais. No entanto, deixou-me das coisas mais importantes que tenho: uma infância feliz e saudável, valores e ideais de vida que tento seguir e a vontade de fazer tudo como ele gostaria que fizesse, para que se orgulhasse de mim.

Onde quer que esteja, sei que está com aquele sorriso que tinha sempre, que todos à sua volta gostam dele e o admiram, a ajudar todos os que precisam sem pedir nada em troca, que tem a avó ao seu lado a fazer-lhe companhia e a ralhar por ser demasiado boa pessoa, mas continuando a sê-lo, sempre... Pelo menos é assim que ele vive no meu coração.

3 comentários:

Path* disse...

O meu avô também já partiu de uma forma que ninguém esperava... mas foi uma pessoa bastante importante na minha vida

S* disse...

Os avós são figuras mesmo muito importantes... E o teu avô parecia daquelas pessoas mesmo especiais, que nos marcam para sempre.

Fernanda disse...

Muito bonito. Que sentida homenagem. No lugar onde se encontra deve estar muito orgulhoso.