quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Convém não esquecer

Não se diz remédio, diz-se medicamento. Remédio pode ser um chá ou um preparado de cascas de cebola feito na panela de esmalte.

Não se diz bula, a "coisa" chama-se folheto informativo. Bula segundo uma definição do muito interessante do meu mais-que-tudo é a mulher do bule. (Lá está, a bula deve vir a acompanhar o remédio).

E para os profissionais de saúde que queiram/precisem saber mais há uma outra "coisa" que se chama Resumo das Características do Medicamento, vulgo RCM ou em inglês SPC.

Não estou para aqui a tentar parecer que sei muito. Só acho que em cada profissão devemos saber chamar as "coisas" pelos nomes. E se estamos a tentar saber cada vez mais, convém estarmos atentos a estes pormenores.

Se na peixaria disser que quero carapaus e me enfiarem sardinhas no saco eu não vou achar graça (se bem que há quem não saiba distinguir uma coisa da outra, mas isso são outros quinhentos...) By the way, eu não gosto de sardinhas...

Sem comentários: