sábado, 1 de fevereiro de 2014

As mulheres deste País

Há algum tempo comecei a ler as biografias das Rainhas de Portugal. Relatos apaixonantes sobre o lado feminino do Poder e da nossa História. As personagens vão aparecendo e cruzando pelos livros. Num encadeamento de diferentes autores, mas sempre com linhas semelhantes, o que demonstra a investigação que está na base da escrita.

Assim, passei das Rainhas para Princesas, para a Padeira de Aljubarrota, a Marquesa de Alorna e, a mais recente aquisição, D. Teresa de Távora. Penso que a seguir será um homem, porque a figura que mais se destaca nos livros que tenho lido é o Marquês de Pombal e quero ler uma boa biografia sobre ele.

Sempre me interessei por História e, depois de tanto livro científico, é nesta área que retiro maior prazer na leitura. 


7 comentários:

A Pimenta* disse...

Eu sempre adorei História. E livros históricos mais ainda. Já li o da Filipa de Lencastre, o da D. Maria II e adorei ambas as histórias. São do género literário que mais aprecio, em dúvida.

Pusinko disse...

Estou curiosa sobre as rainhas de Portugal.
Tal como tu, História é o meu item de estimação depois do que me dá sustento.
Embora virada a Templários e renascimento italiano, os meus assuntos preferidos há bastante tempo, há sempre espaço para nossa História :)

Boas leituras e se lembrares diz o que achas deste livro que tens agora para ler.
Beijinhos

Núria L. disse...

Eu adoro história, mas reconheço que é só de há uns tempos para cá porque antes achava isso uma seca!

Nadinha de Importante disse...

O meu preferido foi o da D. Filipa de Lencastre, uma grande mulher!

nadinhadeimportante.blogspot.pt

Carpe diem to me disse...

Adoro História!
Agora fiquei curioso :)
Tenho de espreitar esses títulos!
Bom fim-de-semana!

Fiona disse...

Como eu te percebo tão bem, teardrop. Com tanto livro e artigo que vou lendo por causa do trabalho, preciso deste meu escape para me equilibrar e ler sobre estes assuntos que me apaixonam de igual forma. E a História e os romances históricos acabam por ser aquelas áreas a que acabo por me dedicar mais nas minhas leituras. Vou ver estas sugestões (fique particularmente curiosa com este da amante do rei). Beijinhos

Jo disse...

Parecem-me livros bem interessantes!