quarta-feira, 19 de junho de 2013

Isotretinoína - O começo...

Pois é, já há uns tempos que andava com problemas de pele na cara... Eu não lhe chamaria propriamente acne, até porque a mim me parecia que a evolução era logo para uma espécie de ferida. Durante algum tempo visitei diferentes médicos que tentaram despistar problemas hormonais, alergias e eu sei lá mais o quê. Não via solução... Até que decidi recorrer a uma outra dermatologista e esta me disse claramente que tinha que fazer isotretinoína, algo que eu achava que ainda não tinha acontecido dada a minha idade e ao facto de não ser uma coisa exacerbada.

Falo por mim, para um farmacêutico iniciar uma terapêutica é algo um bocadinho estranho. Mesmo que não se leia nada sobre o medicamento, já se sabe muita coisa... E eu já trabalhei este medicamento num dos meus empregos anteriores.

Ainda assim, achei que o benefício compensava. À partida o tratamento será breve e a dosagem é baixa (10 mg inicialmente e depois 5 mg). A chatice é tudo o que a toma do medicamento implica. E, sinceramente, antes de começar a tomar não tinha bem noção de tudo o que temos de abdicar...

Vocês que me estão a ler, se já tomaram, contem-me a vossa experiência!

O meu "arsenal" para o tratamento com a isotretinoína...

14 comentários:

Sónia RM disse...

Como eu te percebo... Estou desde Fevereiro sem poder beber um copo de vinho...
Ai e as saudades que tenho...

Sónia RM disse...

O meu tratamento não é para o mesmo tipo de problema do teu ;) Está a correr bem, mas só no final do mÊs é que tenho consulta de controle.
Mas eu sei que vai valer a pena este esforço ;)

Jo disse...

Confesso que não faço ideia do que estás a falar e parece-me que nunca vi nenhum destes produtos/medicamentos na vida. Mas espero que seja um tratamento rápiod e eficaz, que te traga a solução para esse problema!

mmm´s disse...

Já ouvi falar do medicamento porque uma amiga minha já o usou e lembro-me de nos primeiros tempos ficar com a pele pior do que tinha antes do tratamento...mas calma, é normal e melhorou muito mesmo. Desejo-lhe o mesmo!

http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

Iza disse...

Conheço quem tenha feito e os resultados são bons!
Faz é tudo certinho para não ficares com a pele muito "seca" depois do tratamento - sabes do que falo ;)

Unknown disse...

nunca tive tal problema, mas já utilizei cremes iguais aqueles que mostras-te e fizeram efeito :)

Sonia disse...

Ola.
Ha uns anos eu tomei sob a forma de roacutan e realmente ele rsulta mas nao e imediato. nos 2-3 primeiros meses piorei (mas e normal) e depois melhor-se. e nem se deve tomar no verao porque o calor piora os efeitos, eu infelismente tive de começar em agosto porque estava muito mal.
Tem de se ter cuidado para nao se engravidar

Anónimo disse...

Eu só usei por pouco tempo porque o inico foi terrivel mesmo.
A pele "cai"e sai às camadas.Andava com hidratante na carteira para ir ao quarto de banho hidratar (e descascar as peles que caiam como pele de cobra).
A pele dos labios tb caiu e ficaram em ferida.

Como a pele fica"desbloqueada" a gordura vai sair.
Lembro-me de ter três pontos em que a gordura escorria pela cara fora (imagina que se está a espremer um ponto negro ou uma borbulha, ora isso acontece sem intervires, a gordura sai sozinha).
Só tomei 3semanas porque era impossivel trabalhar assim porque o aspecto era grotesco.

Esse foi o meu caso. E cada caso é um caso. É ir tentanto até descobrir o que resulta connosco.

Anónimo disse...

Eu fiz há já mais de 10 anos o tratamento do roacutan.
Lembro-me de ter de tomar uns comprimidos enormes todos os dias e ter um arsenal de cremes para usar.
Tive pouca sorte porque o tratamento apanhou o verão e não sei se foi por isso que até hoje a minha pele é hiper-sensível (antes do tratamento já o era, mas o tratamento agravou a situação).
Mas de resto nunca mais tive as crises de inumeras borbulhas vermelhas, enormes e horrorosas que tinha. Lá vem uma quando o rei faz anos e pouco mais. Tenho pena é de não ter acabado com os pontos negros. ;)
Lembro-me de na altura a minha pele e cabelos perderem por completo a oleosidade que tinham que muito me irritava.
A minha pele parece que dá para se fritar umas batatas fritas de tão oleosa que é. E na altura do tratamento tive a pele e cabelo com que sempre sonhei: perfeitos como a dos bebés. Nem muito secos, nem oloesos. Acho que foi o que mais gostei na altura :)
Mas cada caso é um caso...

Beijocas

GATA disse...

Eu tenho acne adulto (controlado). Na primeira (e única) crise que tive tomei o famoso Roacutan. Agora com a 'velhice' estou melhor, mas quando a pele fica pior, uso o Boréade Cuidado Alisante, específico para a pele com tendência acneica da mulher adulta.

medusa disse...

esperemos então que resulte ;)

marissa disse...

Problemas de pele, são sempre um dos piores...

Deia disse...

Ola single tear!! Sim, eu tomo desde Março. Não tenho um acne acentuado, mas tinha borbulhas com alguma frequência- tomo 20mg por semana, e depois passo a fazer menos( depois de 3 meses) Uso também T10, que é um creme que me seca a cara e nos primeiros tempos- escamei como se fosse um peeling. A isotretinoína, tem feito milagres. é verdade que é preciso ter algum cuidado, especialmente para quem pensa engravidar( não é o caso). Por isso não tive medo de arriscar. Foi-me receitado na colombia- porque eles a nível de medicina estética estão muito mais avancados do que nós- e a verdade é que na américa latina, é algo muitoo comum e bastante normal. Na europa, dosagens elevadas são só receitadas a quem tem problemas muito graves. mas com 20mg por semana- 10 nos proximos tres meses e depois 5 a partir daí por mais 3- está a fazer milagres! experimenta! :) com confiança!!!

Beijinhos e que tudo te corra bem!!

Maria da Lua disse...

Não deverias fazer no verão, é muito arriscado...eu já fia, resultou durante um tempo, depois voltei a ter problemas e deixou-me a pele ainda mais reactiva e com facilidade de fazer alergia!! Muito cuidado com o sol e alimentação!