quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Crítica ao SNS no geral e a uma médica em particular

Que merda de SNS é este que o nosso país tem? A minha mãe vai à médica de família e esta simplesmente recusa-se a analisar os exames que lhe tinha pedido alegando falta de tempo. Gostava de deixar claro os problemas de saúde da minha mãe, que não são uma simples unha encravada ou uma pitiríase por ter ido à praia. São problemas de coluna que lhe travam alguns movimentos e um problema cardíaco detectado há cerca de um ano.

Neste momento, passado um ano, a minha mãe só está a ser medicada porque as filhas marcaram uma consulta de urgência no Hospital Cuf Descobertas, consulta que eu a acompanhei e considerei o atendimento exemplar. Após dois pedidos da minha mãe, a médica ainda não lhe passou a carta para ela ser seguida na especialidade de cardiologia a nível hospitalar.

Para mim isto é totalmente inaceitável. Se o tratamento que dão a uma pessoa que passou a vida a matar-se a trabalhar para conseguir que as filhas conseguissem ter um curso, então gostava muito de pedir que todo o dinheiro que descontei desde que comecei a trabalhar e que foi canalizado para a porcaria de SNS que temos, me fosse devolvido. Como FELIZMENTE não desconto pouco, poderia pagar consultas privadas à minha mãe, já que o país não está interessado em tratar com dignidade (já nem peço mais) uma pessoa que já lhe deu tanto.
Esta é a mesma médica que há uns meses não lhe queria passar o atestado para a carta de condução dizendo que enquanto ela não fizesse todos os exames não a poderia considerar apta. Exames que depois não vê... Caso tivesse dado a minha mãe como não apta para conduzir, teria que considerá-la não apta para trabalhar, porque o emprego dela é estar numa máquina de costura todo o dia! Se não estava apta para conduzir também não estaria apta para fazer um esforço ainda maior diariamente (digo eu...)

E sim, estou mesmo bastante revoltada com toda esta situação... Sobretudo quando a médica em questão dá apenas consultas 2x semana de manhã porque ocupa mais uma série de cargos. Se não consegue acompanhar os doentes, tenha a humildade de os transferir para outro médico.

Neste momento, tenho medo de cair doente numa cama de hospital deste país...

4 comentários:

AC disse...

Pois é, a saúde é o retrato deste país, só é bem tratado quem tem conhecimentos...
Às vezes é frustrante!

Beijo :)

MissGummyBear disse...

Infelizmente é assim, e acredita que eu te percebo muito bem, porque a minha médica de família faz exactamente o mesmo à minha avó. É de uma impotência enorme quando assistimos a estas coisas e nada podemos fazer, porque eles já ganham bem como tudo mas parece que nunca estão satisfeitos.

Deia disse...

Infelizmente o nosso sistema está assim... São muito poucos os bons médicos de família :(

Unknown disse...

De facto a saúde em Portugal deixa muito a desejar. Não tenho que dizer da minha médica de família, é uma excelente pessoa, mas existem outros que só à estalada mesmo.Supostamente os livros de reclamações deveriam servir para se fazer alguma coisa, mas enfim a classe médica está sempre acima de tudo!