sexta-feira, 11 de maio de 2007

Prémio Univ Lisboa 2006

Não posso deixar passar em branco o facto do Prémio Universidade de Lisboa 2006 ter sido atribuido a uma grande figura da Faculdade de Farmácia. A galardoada é a Professora Catedrática Maria Odette Ferreira, tendo contribuido para a descoberta do HIV-2 e desenvolvido inúmeros trabalhos nessa área.
Penso que para nós, alunos e agora também farmacêuticos, formados nessa instituição, é importante ter contactado com docentes e investigadores com tamanha experiência e capacidade de inovação científica. Pelo que nos enchem de orgulho todos os prémios que prestigiem a nossa "casa".
Li o discurso da Professora Odette num dia em que estava bastante desiludida com a minha recente experiência como farmacêutica... Deu-me que pensar. Deixo aqui algumas passagens, não precisando de qualquer comentário, são palavras de alguém com muito mérito e sabedoria.

"Os farmacêuticos, classe a que me orgulho de pertencer, foram, ao longo da história, uma classe prestigiada, que soube merecer o reconhecimento social, pela responsabilidade com que assumiu o seu destino e pela pró-actividade que teve em se adaptar a novas realidades, novos conhecimentos e novos desafios. Os farmacêuticos seguiram a única via possível quando se trabalha em saúde: orientar os seus serviços para o cidadão (...). E fazem-no maioritariamente bem. Não estão, nem nunca estiveram, à espera de contributos ou de privilégios. Porque não precisam. Valorizam o trabalho, (...) aceitam responsabilidades e preparam-se para os desafios."

"Para tudo na vida é preciso saber qual o caminho que queremos seguir. Quem não sabe para onde vai, qualquer estrada lhe serve. É preciso fazer opções e assumir riscos."

"Porque os grandes projectos são feitos por pessoas unidas na mesma finalidade e reunidas para o mesmo objectivo. Desenvolvemos, assim, as nossas dimensões de realização pessoal e de felicidade."

"A este propósito dizia Fernando Pessoa:
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor
da própria história.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
(versão integral do discurso em: http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/87797.PDF)

1 comentário:

Andie disse...

Obrigado por postares isto! a minha falta de tempo (que eu sei que não deve ser uma justificação para deixar para amanhã aquilo que podia ter feito hoje), fez-me passar em branco este acontecimento. Por isso, e espero que não leves a mal, gostaria de perguntar se posso fazer um post do teu post no Linezolide. :)
Ficará obviamente o link para aqui (se quiseres claro). Mas se preferires a privacidade do teu blog, mantenho só a referência da autora deste post! :)

Espero que não leves a mal a minha ideia. Não é de todo uma maneira mais simples de assinalar o prémio no nosso blog, mas é mais porque se eu fosse fazer um post sobre este acontecimento, certamente faria semelhrante ao teu post. E não quero de maneira alguma estar a ser uma "copy-cat". :)

Beijinhos, e espero que me possas responder em breve
(para o meu email, andiedg@gmail.com) se puderes!

bom trabalho, e já agora aproveito para dizer que é muito bom vir cá ler os teus posts! :)***