domingo, 24 de setembro de 2006

Farmacêutica, e agora?

Após cinco extenuantes anos, algum desespero, stress e milhares de neurónios irremediavelmente perdidos, chega o momento de iniciar o estágio. A primeira sensação é quase de pânico. Dada a grande variedade de cadeiras e assuntos (mais concretamente 63) era suposto estar preparada.
Sei fazer as coisas mais mirabolantes e que, na verdade, foram o que me levou a escolher este curso e a encará-lo sempre com grande motivação.
Começámos por decorar a marcha geral de análise de elementos químicos. Passámos por todas as técnicas de laboratório: extracções, decantações, filtrações, destilações. Sintetizámos moléculas, purificámo-las e identificámo-las por diferentes métodos. Vimos tudo quanto seria de imaginar ao microscópio: células e tecidos animais e vegetais, cromatina e mitoses, células sanguíneas, parasitas intestinais, uma infinidade de bactérias, fungos e vírus. Analisámos água e alimentos. Preparámos e formulámos cápsulas, comprimidos, xaropes, cremes, pomadas, batons e até supositórios. Fermentámos leveduras para produzir proteínas. Extraímos DNA de células. Soubemos de cor as equações de Arrhenius e Michaelis-Menten. Deduzimos fórmulas matemáticas em diversas ocasiões. Dissertámos sobre artigos e desenvolvemos a nossa própria investigação. Entre muitas outras coisas, muitas delas mais aplicáveis àquilo que vamos praticar no dia a dia.
A questão é: apesar de ser impossível condensar tudo aquilo que aprendemos, seria bom poder utilizar estas ferramentas de um modo útil e válido.
Conclusão: muitos solventes orgânicos tóxicos, exames de escolha a mais verdadeira e arroz de pato às quintas-feiras depois, estamos prontos para o mercado de trabalho…

4 comentários:

Andie disse...

Será mesmo que estou preparada?
No outro dia perguntaram-me "se viesses para a indústria trabalhar o que é que gostarias de fazer?"
E eu fiquei ali imenso tempo a matutar e descobri que fui "feita de fábrica" para a R&D. Mas entretanto descobri que o papel do farmacêutico na índústria é diversificado (e não falo do marketung nem das AIMs...) e muito interessante (cheio de responsabilidades tambem!).
Ontem fui a farmácia onde vou estagiar e a Drª disse-me logo que se eu quisesse que podia ir logo para o balcão! Aí eu fiquei a matutar no assunto outra vez e pensei:"E será que consigo?"
Daí a minha pergunta do início do comment..."será que estamos assim tão preparados?"

prefiro pensar que sim. Ou não fosse eu optimista. ;-)

ps: força aí com o blog! E vem visitar-nos mais no http://linezolide.blogspot.com ;-)

teardrop disse...

Pois é Andie, a conclusão é mesmo uma ironia... Eu acho que estamos preparados para tanta coisa que quando chegamos à saída profissional de maior peso ficamos em pânico. Espero que o estágio não nos desiluda!

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

A Chata disse...

Arroz de pato! Ahahahahahahah!
Soube bem voltar à faculdade ;)