Voltei há 10 anos e um mês atrás e vou contar a história porque recordo todos os pormenores.
A professora de Português, uma prima da Lili Caneças, não simpatizava comigo porque eu era gótica. Apesar de ter nota para 18, fez-me ir a exame com 17 afirmando que o meu português era prosaico (nunca esqueci esta palavra bem como o momento humilhante perante o resto da turma).
O exame foi após um fim-de-semana grande. Os meus pais decidiram ir para o Algarve e eu fui também. Lá estava também a minha prima que estava igualmente no 12º ano. Lembro-me de termos ido todos para uma ribeira maravilhosa. Toda a família animada lanchava e molhava os pés enquanto eu estive sempre sentada na minha toalha a estudar, munida de uma série de apontamentos e livros. O tempo bom que se fazia sentir e a paisagem que me rodeavam fizeram com que conseguisse uma concentração ainda maior.
Dia do exame. Os nervos não eram muitos. Sentia-me preparada. Faziamos provas globais a todas as disciplinas no 9º, 10º e 11º. Sabiamos como era. A pressão era maior, mas sabiamos o que nos esperava. Calhei na maior sala da escola, 2ª ou 3ª carteira em frente à da professora. Entrega dos exames. Começo por fazer o que fazia sempre, ver primeiro todo o exame. Deparo-me com um texto que não tinhamos dado para analisar. Volto ao início. Tinhamos o exame A e não o B. Ainda ninguém tinha dado conta e alerto a professora. Perdemos cerca de 5 a 10 minutos. Se existe pressão adicional, de certeza que é em situações como esta. Finalmente o exame B aparece. Felizmente há luar (ninguém esperava que aparecesse para comentar), Aparição para fazer a composição e o resumo. Gostava apenas de dizer que tive tempo para fazer duas composições, tinhamos de eleger uma figura feminina do livro e falar sobre ela, comentando a importância na história. Primeiro escolhi Ana. Depois reli e pensei que era capaz de fazer melhor, porque Sofia era a grande mulher da obra, era paixão, era com ela que mais me identificava. E assim foi. Entreguei o exame.
Esperei pela nota e sorri. O meu português prosaico ficou entre as 3 melhores notas da escola. Se existem pessoas que precisam de ler para viver, eu sou uma delas e a este meu saudável vício devo a minha nota.